"Processo de troca de ideias, mensagens ou informações, através da fala, de sinais, da escrita ou de comportamento."
[Dicionário de Ciências da Comunicação, Porto Editora]
"Interacção social através de mensagens"
[Introdução ao Estudo da Comunicação, ASA]
"Deus disse: 'Faça-se luz.' E a luz foi feita."
[Bíblia, Génesis 13]
Século XX:
"Reconhecimento de que a linguagem não é apenas um instrumento de comunicação, mas também uma ferramenta para fazer o mundo existir"
[Misisa Landau, Antropóloga]
COMUNICAÇÃO: CONCEITO ETIMOLÓGICO
Do latim communicatio
Raiz munis: "estar encarregado de "
Prefixo co: "reunião"
Terminação tio: "actividade"
Do latim communis
Significado de communicatio"pôr em comum"
outras palavras com esta origem: Comunidade, Comunhão, Comunicação, Comum, Comunismo
Produto do encontro social
Processo delimitado no tempo
Relação intencional exercida sobre outrém
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Partilhamos um mesmo objecto de consciênciaExprime a relação entre consciências
Elementos:
Nota: emissor e receptor não precisam de ocupar o mesmo lugar nem o mesmo tempo.x - Emissor, que envia a mensagem
y - receptor, que interpreta a mensagem
COMUNICAÇÃO: OUTROS CONCEITOS
Conceito biológicoConceito pedagógico
Conceito histórico
Conceito sociológico
Conceito antropológico
Conceito dos dicionários:
"Acção de transmitir e receber mensagens, usando os meios e códigos convencionados; acto ou efeito de comunicar."
[Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, Academia das Ciências de Lisboa]
Receber e transmitir signosSignos e códigos
Signos: "Os signos são artefactos ou actos que se referem a algo que não a eles próprios, ou seja, são construções significantes."
Códigos: "Os códigos são os sistemas nos quais os signos se organizam e que determinam a forma como os signos se podem relacionar uns com os outros."
[Introdução ao Estudo da Comunicação, ASA]
Prática das relações sociais
Prática inserida numa dada cultura
Criação e manutenção de uma realidade intersubjectiva ou intermundo
Intersubjectividade: conceito filosófico do alemão Edmund Husserl
É assim que o diálogo se transforma numa "troca intersubjectiva" e num "evento que liga dois eventos, o do locutor e do ouvinte."
[Paul Ricoeur, in Teoria de Interpretação: O discurso e o excesso de significação]
CONJUNTO DE TEORIAS QUE PRETENDEM EXPLICAR OS DIVERSOS ASPECTOS DO FENÓMENO DA COMUNICAÇÃO. A TEORIA MATEMÁTICA DACOMUNICAÇÃO, CHAMADA "TEORIA DA INFORMAÇÃO", SERVIU DE BASE PARA REFLEXÕES POSTERIORES.
[Dicionário das Ciências da Comunicação, Porto Editora]
ESTUDO DA COMUNICAÇÃO
Duas escolas principais ou formas de pensar a comunicação
Escola "processual
Início com o Modelo de Comunicação de Shannon e Weaver [1949], concebido em plena guerra fria.
Semiótica
Semiótica: tradição enraizada em Charles Sanders Peirce
Semiologia: remonta aos trabalhos de Ferdinand de Saussure [nota: dif. de semeiologia]
Actualmente são encaradas como uma só disciplina.
ESCOLA PROCESSUAL: COMUNICAÇÃO COMO TRANSMISSÃO DE MENSAGENS
Interacção social: processo pelo qual uma pessoa afecta o comportamento/estado de espírito de outra.
Modo como emissores e receptores codificam e descodificam
Modo como transmissores utilizam canais e meios de comunicação
Eficácia, exactidão de actos de comunicação
Aproximação das ciências sociais [psicologia e sociologia]
MENSAGEM
O que é transmitido pelo processo de comunicação
É o que nela coloca o emissor
Intenção implícita, consciente ou inconsciente
Recuperável intenção do emissor através da análise
ESCOLA DA SEMIÓTICA: COMUNICAÇÃO COMO PRODUÇÃO E TROCA DE SIGNIFICADOS
Semiótica: ciência dos signos e dos significados / teoria geral dos signos
Interacção social: aquilo que constitui o indivíduo como membro de determinada cultura ou sociedade
Modo como mensagens - textos - interagem com pessoas para produzir significados
Papel dos textos em dada cultura
Significação nos trabalhos da comunicação
Aproximação da linguística e das disciplinas de arte
MENSAGEM
Transmissão de signos que, pela interacção com os receptores, produzem significados
Emissor perde importância
Ênfase no texto e na forma como é lido
Leitor interage ou negoceia com o texto
Por vezes
leitores diferentes = leituras diferentes
Escola Processual:
A ===» mensagem ===» B
Semiótica:
A PRAGMÁTICA
Estuda aspectos do significado e da linguagem dependentes de locutor e alocutário-interlocutores / co-enunciadores, tendo em conta
Contexto do enunciado
Princípios da comunicação
Objectivos do locutor
Estuda a deixis, actos de fala [actos locutórios, ilocutórios e perlocutórios]
Análise de conversação [ex: telefone, entrevista]
Diferente de sintaxe [relações entre signos] e semântica [significado dos signos]