quarta-feira, 22 de novembro de 2006

[ ci # 0002 ] O QUE DEVE SER COMUNICADO

Segundo inquéritos feitos por Henry Mintzberg e outros, grande parte dos gestores gasta cerca de 80% do seu tempo comunicando com as pessoas, quer internamente, quer externamente. Em relação às pessoas que constituem a empresa, os gestores de nível intermédio geralmente gastam mais tempo a comunicar com os seus subordinados [comunicação vertical descendente], menos com os seus superiores [comunicação vertical ascendente], situando-se o tempo gasto com os outros departamentos [comunicação horizontal] numa zona intermédia.


Os cientistas das áreas de comportamento têm demonstrado que a motivação dos trabalhadores é impossível sem uma comunicação eficaz. Os trabalhadores têm necessidade de conhecer bem quais os objectivos da organização e devem participar na sua definição, saber o que deles se espera. Devem ser ouvidos e entendidos pelos seus supervisores, o que não é conseguido se existirem barreiras significativas à comunicação ne empresa.


A globalização do ambiente externo da empresa e a necessidade de mudança tornam mais evidente a importância de transmissão de informação e conhecimentos, trazendo maior complexidade ao sistema de comunicação e, por vezes, constituindo uma barreira adicional à comunicação eficaz.


No ambiente interno da empresa, os trabalhadores devem receber informações, no mínimo, sobre:


  • Como se espera que as suas tarefas sejam desempenhadas


  • Os salários e, de modo geral, sistemas de retribuição


  • A sua posição na estrutura organizacional da empresa


  • As alterações que possam afectar o futuro da empresa, nomeadamente a sua segurança


  • As políticas, regras e procedimentos da empresa.